Voleibol

Print Friendly

A Federação Mineira de Voleibol (FMV), filiada a Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, é uma sociedade civil, sem fins econômicos, de âmbito Estadual, fundada na cidade de Belo Horizonte em 23 de abril de 1941, pelas associações: Minas Tênis Clube, Sociedade Esportiva Palestra Itália (hoje Cruzeiro Esporte Clube), Clube Atlético Mineiro, América Futebol Clube e Sporte Clube Payssandu.

É constituída por todas as entidades filiadas que praticam ou venham a praticar o voleibol em Minas Gerais. Tem personalidade jurídica distinta das entidades que a compõem e como finalidade principal, difundir, promover e representar o voleibol de MG junto aos poderes públicos no Estado e em todo o território nacional regulamentar praticantes, técnicos e promover a realização de campeonatos, torneios e cursos de capacitação para treinadores e árbitros.

O voleibol de MG sempre foi destaque no cenário nacional, contribuindo de forma expressiva na formação de técnicos e atletas para as seleções nacionais e conquistando títulos significativos em todas as categorias, desde as  de base até o adulto de alto rendimento.

Em 1994, o presidente em exercício, Carlos Rios, tomou uma decisão importante na história do voleibol mineiro. Planejou e deu inicio ao processo de renovação administrativa da instituição, contratando funcionários e legalizando a situação dos já existentes, informatizando e delineando um perfil mais profissional no funcionamento da federação. Foi criado um sistema de gerenciamento informatizado de atletas, técnicos, árbitros e jogo iniciando, com isso, a transição dos fichários e arquivos para o banco de dados.